Total de visualizações de página

terça-feira, 21 de abril de 2020

O Jardim do Mar

O Meu Avô sempre disse tudo o que há na terra existe no fundo do mar, só que é mais bonito.
Sempre gostei do mar , já na barriga da minha mãe o sentia e ouvia!
Comecei a mergulhar na Praia do Camilo em Lagos , merece uma pesquisa para quem não sabe onde fica porque é lindo na terra, a superfície e na fundura nem sei se consigo descrever!
Primeiro mergulhava de olhos abertos, até ficarem tão vermelhos que a minha mãe me proibia de entrar outra vez. Aos 15 anos a minha Mãe deu me os meus primeiros óculos e um par de barbatanas! Foi de longe das melhores prendas da minha vida, nessa altura só saia da água quando estava roxa e só estava autorizada a entrar outra vez quando mudava de cor.
Eu sou friorenta, muito mesmo, mas nessa altura que é que tinha fato?
Na mesma altura também ganhei uma prancha tipo de surf mas de esferovite que era o que havia na altura. Era perfeito quando estava sueste, prancha mar calmo mergulhava ... eu era tão feliz! queria era o mar e dar gargalhadas! sempre gostei de rir, e sempre bem alto, sem pudores e sem maneiras mesmo!!
Passados anos vim viver para Sagres, mas aqui a água não é fria é gelada, estava na altura de comprar um fato, mas eu pensava o fato é carro e eu só vou mergulhar... Soube de um fato em segunda mão, parecia-me bem mas não gosto de entrar em barretes e pedi para mergulhar uma vez para ver se me sentia bem , porque o fato era de homem ...
Ora se me sentia bem, assim que mergulhas e não sentes frio, sentes te logo impecável, e a água se por um lado é mais fria é muito mais lusa. Eu conhecia os peixes todos, quase todos, sabia pelo nome e identificava, mas nunca tinha apanhado nada, não tinha arma, só fazia pontaria e deslumbrava-me.
E lá andava eu mergulhando, experimentando o fato, quando nisto vejo uma Santola... eu nem queria acreditar, era tão grande que nem parecia real, mas pensei lá terás de vir comigo, mas nem luvas tinha, pois eu só ia comprar o fato. Vá lá que não se mergulha sozinho nem que seja só para experimentar fatos e o meu Padrinho lá trouxa a Santola. Daqui para a frente, foram muitas histórias, foi a vez do Pai me dar das melhores prendas que foi a arma, foram petiscos risadas... Mas mesmo começando a caçar, o que eu gosto mesmo é de olhar e ver a fundura, o Mar é um jardim e é tão ou mais bonito do que o da terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário